1ª Etapa:
Lendo parlendas e músicas...
Para iniciar o trabalho, é importante saber quais parlendas os alunos conhecem e comentar que muitas delas são conhecidas também como canções. Em seguida, faz-se a apresentação do vídeo A Velha a Fiar.
Após exibição do vídeo, distribui-se cópias da parlenda e propõe-se que acompanhem a leitura ouvindo a canção. Proponha o jogo de acompanharem a leitura com o dedo até que o vídeo seja pausado para que comparem em que palavra parou, verificando se estão conseguindo fazer o ajuste entre o texto falado e o escrito. O mesmo faremos com outras parlendas e músicas.
2ª. Etapa:
Escrevendo parlendas e músicas...
Organize duplas para escrita de uma parlenda ou música escolhida pelos alunos (parlendas / músicas que conheçam de memória). Nesse momento é importante cuidar para que os agrupamentos sejam produtivos, organizando os alunos de forma que tenham “saberes” diferentes a serem compartilhados. Todos os alunos podem ser incluídos na escrita da parlenda, mesmo aqueles que ainda não lêem e escrevem convencionalmente. Uma possibilidade é oferecer letras-móveis, dependendo das hipóteses de escrita dos alunos.
3ª. Etapa:
Compartilhando parlendas e músicas...
As parlendas e músicas escolhidas irão compor um livro. Deve-se propor aos alunos observarem como é a organização de um livro: capa, dados de autoria, sumário... Coletivamente escolham o que irão colocar na capa, ilustração, etc.. Para apresentação, iremos utilizar o DVD com as parlendas recitadas e músicas cantadas e gravadas pelos alunos.
Avaliação
Durante todas as etapas, observar se os alunos que ainda não lêem convencionalmente lançam mão das estratégias de leitura para localizar o trecho da parlenda ou da música, perguntando-lhes sempre: "como sabem o que está escrito ali?" . Observe também, se os alunos que já escrevem com hipótese alfabética tiveram avanços na escrita das mesmas.
PROJETO ELABORADO PELO TRIO MALUKINHO (CAROL, LAURA E MARÍLIA)
ESSE PROJETO PROPORCIONOU AOS ALUNOS DOS 1º, 2º E 3º ANOS; MOMENTOS DE ESPONTANEIDADE, ALEGRIA, ENTRETENIMENTO E DE GRANDE AQUISIÇÃO DE APRENDIZAGEM. POIS, AO FAZEREM O AJUSTE DO ESCRITO AO FALADO, CANTAR, RECITAR, DIGITAR E ILUSTRAR AS MÚSICAS E PARLENDAS ESCOLHIDAS POR ELES PUDERAM COLOCAR EM JOGO TODO O SEU CONHECIMENTO, SENDO QUE AS ATIVIDADES PROPOSTAS SE TORNARAM MUITO SIGNIFICATIVAS E ENRIQUECEDORAS PARA NOSSAS CRIANÇAS.
ResponderExcluir