MINHA ESCOLA:

MINHA ESCOLA:
"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos" ALBERT EINSTEIN

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

PROJETO PROINFO - APRENDENDO COM PARLENDAS E MÚSICAS

1ª Etapa:

Lendo parlendas e músicas...
 Para iniciar o trabalho, é importante saber quais parlendas os alunos conhecem e comentar que muitas delas são conhecidas também como canções. Em seguida, faz-se a apresentação do vídeo A Velha a Fiar.
Após exibição do vídeo, distribui-se cópias da parlenda e propõe-se que acompanhem a leitura ouvindo a canção. Proponha o jogo de acompanharem a leitura com o dedo até que o vídeo seja pausado para que comparem em que palavra parou, verificando se estão conseguindo fazer o ajuste entre o texto falado e o escrito. O mesmo faremos com outras parlendas e músicas.
2ª. Etapa:


Escrevendo parlendas e músicas...
 Organize duplas para escrita de uma parlenda ou música escolhida pelos alunos (parlendas / músicas que conheçam de memória). Nesse momento é importante cuidar para que os agrupamentos sejam produtivos, organizando os alunos de forma que tenham “saberes” diferentes a serem compartilhados. Todos os alunos podem ser incluídos na escrita da parlenda, mesmo aqueles que ainda não lêem e escrevem convencionalmente. Uma possibilidade é oferecer letras-móveis, dependendo das hipóteses de escrita dos alunos.






3ª. Etapa:

Compartilhando parlendas e músicas...
 As parlendas e músicas escolhidas irão compor um livro. Deve-se propor aos alunos observarem como é a organização de um livro: capa, dados de autoria, sumário... Coletivamente escolham o que irão colocar na capa, ilustração, etc.. Para apresentação, iremos utilizar o DVD com as parlendas recitadas e músicas cantadas e gravadas pelos alunos.

Avaliação
Durante todas as etapas, observar se os alunos que ainda não lêem convencionalmente lançam mão das estratégias de leitura para localizar o trecho da parlenda ou da música, perguntando-lhes sempre: "como sabem o que está escrito ali?" . Observe também, se os alunos que já escrevem com hipótese alfabética tiveram avanços na escrita das mesmas.
PROJETO ELABORADO PELO TRIO MALUKINHO (CAROL, LAURA E MARÍLIA)